Ensino Médio

No Ensino Médio ampliam-se as possibilidades de realização de raciocínios mais abstratos, possibilitando que os alunos se tornem cada vez mais capazes de ver as coisas do ponto de vista dos outros, ultrapassando, assim, o egocentrismo e favorecendo a construção de sua autonomia e aquisição de valores morais e éticos. Por isso, os professores precisam estar atentos a esse processo de desenvolvimento ao buscar formas de intervenção pedagógica e de processos dialógicos que se ajustam às diferentes idades e fases, uma vez que esse processo não é uniforme nem contínuo.

O respeito à diversidade e à individualidade dos alunos favorece o ensino como prática de construção do conhecimento, permitindo que o saber elaborado e a vivência de uma prática passem pelo crivo da reflexão e do pensamento crítico. Dessa maneira, as diferenças ganham sentido e expressão como realidade e definem o papel da alteridade nas relações sociais entre os indivíduos, constituindo-se em fator de equidade no processo educativo.

Sendo assim, esta proposta curricular aponta para a organização de recursos didáticos em que os alunos têm a oportunidade de registrar suas opiniões e sentimentos, trazendo seu referencial de conhecimento, e, portanto, expressando sua individualidade de modo diversos. Da mesma forma, há de se priorizar situações de sistematização e formalização do saber escolar que propiciam sínteses das reflexões realizadas, apresentando referenciais da cultura universal, pois o conhecimento não é visto como uma verdade absoluta, com apenas uma resposta, até porque, como nos lembra Gusmão (2000): “A escola, mais que um espaço de socialização toma-se um espaço de sociabilidades ou seja, um espaço de encontros e desencontros, de buscas e de perdas, de descobertas e de encobrimentos, de vida e de negação da vida. A escola por essa perspectiva é, inicialmente, um espaço sociocultural”.

O desafio que se busca na organização dos recursos didáticos decorrentes desta Proposta Curricular é compreender a educação como processo de aprendizagem baseado na comunicação, na troca e na interação permanente entre diferentes.

O Colégio Universos oferta o Novo Ensino Médio com uma carga horária total de 3 mil horas divididas em 1 mil horas anuais. Essa carga horária é subdividida entre Formação Geral Básica, que engloba os conhecimentos básicos para o desenvolvimento da cultura humana e do currículo regular, os Itinerários Formativos por Área, que seriam a aplicabilidade deste conhecimento em atividades práticas e contextualizadas com o mundo de nossos alunos e, por fim, o Itinerário Formativo Individualizado que tem por finalidade a preparação do jovem para o mundo e para o mercado de trabalho. Além destes, o colégio disponibiliza em seu terceiro ano um intensivo preparatório para Enem e os principais vestibulares da região Sul.

As aulas do Ensino Médio são desenvolvidas durante todas as manhãs e duas tardes, semanalmente, nas dependências do Colégio Universos.